sábado, 5 de julho de 2008

Relatos do Passion - parte 6

Depois da sessão 3, que acabou por volta das 16:45, tivemos um intervalo pra jantar (por conta própria), passar na loja (que estava vendendo uns CDs e DVDs muito baratos), achar um mercado pra comprar xampu e pasta de dente...

...sim, xampu e pasta de dente! Por quê? Porque, como vocês devem ter visto no vídeo de abertura (está no final da parte 1 dos relatos), um dos objetivos do Passion é despertar uma geração comprometida com o louvor e a justica - que são coisas que andam lado a lado. Então eles têm um momento que se chama "Faça algo agora", que é a oportunidade de fazer a diferença naquele momento. Eles pediram pra que todos os que fossem participar das conferências doassem 1 xampu e 1 pasta de dente, os quais seriam doados para algumas instituições que trabalham com menores moradores de rua aqui em São Paulo (eles entraram em contato com essas entidades e elas pediram esses dois itens).

Como o Louie disse, "pequenos atos que dizem: Deus se importa". E até o sábado à tarde, tínhamos arrecadado 1.000 tubos de pasta de dente e 700 frascos de xampu. Nesse último intervalo as pessoas puderam fazer um último esforço pra aumentar esse númeo (eu não fiquei sabendo do total no final, vou ver se descubro).

Bom, aproximadamente às 18:45 os portões se abriram novamente e às 19:30 começou a sessão 4, que foi o encerramento.

A primeira parte do louvor foi com o David Crowder e banda.

Houve vários momentos de oração espalhados por essa última parte. Um deles foi para que Deus firmasse com raízes profundas no coração de todos tudo aquilo o que havia sido ouvido ali durante a conferência.

A pregação 4 foi por conta do Francis Chan. Foi a que eu menos fiz anotações, até porque foi mais breve e teve uns momentos "interativos", rsrs. Mas, espero que dê para aproveitar.

Atenção: Só para deixar claro (mais uma vez!), o que se segue é uma tentativa de "reconstrução" da mensagem baseada em minhas anotações e no desenvolvimento destas baseado na minha memória (eu escrevi o texto da mensagem nos dias seguintes ao Passion, pra não esquecer). De maneira alguma isso é uma transcrição da pregação e pode até conter algum erro ou alguma coisa que não foi falada. Tentei ser o mais fiel possível. Como sempre, comentários meus entre [colchetes].

Pregação 4
[Baseada em Lucas 15 - a volta do filho pródigo.]

[Que Deus abençoe sua leitura e que Ele fale ao seu coração através disso tudo... essa é a minha oração e espero que também seja a sua!]

------------------início da pregação-------------------

Nós temos falado muito da graça de Deus nesse final de semana. E é absolutamente importante que você compreenda isso no seu coração e saia daqui com a certeza de que você pode estar na presença de Deus e se alegrar com todo o seu coração e dizer: "EU SOU UM FILHO!". Então louve a Deus agora por suas cadeias terem sido quebradas e você ser um filho!

Sabe, por muitos anos eu não me sentia completamente perdoado. Mesmo como pastor, por muitos anos eu carreguei um sentimento de que Deus estava meio distante. Parte disso talvez seja pela maneira como eu fui criado. Meu pai era um homem muito duro. Não me entenda mal! Eu amava meu pai, ele era um homem fantástico em muitos aspectos, e eu sou grato a Deus pela vida dele. Mas bastava que a gente fizesse alguma coisa errada e o olhar dele mudava e aí você sabia que as coisas iam piorar - eu ficava completamente aterrorizado!

Uma vez, quando eu era jovem, eu fiz uma besteira - eu nem me lembro o que foi, porque eu fiz muitas besteiras naquela época - mas eu cheguei em casa e quando meu pai ficou sabendo ele me levou pra fora de casa, me amarrou em uma árvore no quintal e me bateu. E depois disso ele entrou em casa e me deixou lá fora. Isso era no final da tarde. Anoiteceu e eu ainda estava lá fora... eu podia me soltar se eu realmente quisesse, mas eu não sabia o que fazer, eu não sabia se meu pai já tinha me perdoado... então eu fiquei lá fora... até que o meu irmão chegou mais tarde, me viu ali e eu expliquei o que tinha acontecido. Ele me soltou e insistiu pra que eu entrasse.

Então era esse o tipo de atitude do meu pai que eu tinha que enfrentar sempre que eu fazia alguma coisa errada - o que era bem freqüente. E quando meu pai morreu, uma parte de mim ficou triste, mas outra parte sentiu alívio por não ter mais que enfrentar esse tipo de situação.

Quando, então, eu pensava em Deus como Pai, eu associava um pouco essa imagem a Ele, eu imaginava que Deus era bondoso e tudo mais, mas bastava eu fazer algo errado pra que Ele mudasse de repente e jogasse sua ira em cima de mim... e mesmo depois que eu descobri o perdão em Cristo, muitas vezes, eu me sentia como se Deus ainda tivesse alguma coisa contra mim, entende? Como se Deus tivesse me perdoado, mas não esquecido totalmente... sabe como é?

Até que eu entendi que Deus não era um pai desse tipo. Eu li uma passagem em Lucas 15, a história do filho pródigo, que se afasta do pai, pecando contra ele e desperdiçando seus bens... até que, por fim, o filho se dá conta do que havia feito e decide voltar para a casa do pai e implorar o seu perdão, pedir para que não seja mais tratado por filho, mas como um dos escravos da casa. Mas, veja só o tipo de Pai que temos no céu; a bíblia diz:

“Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
“O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.

Então, você vê, o pai estava esperando o filho e antes mesmo de ele chegar, o próprio pai correu ao seu encontro e nem sequer terminou de ouvir o que o filho tinha a dizer - ele ordenou aos seus servos que o vestissem e que preparassem uma festa para celebrar a sua volta! Isso é maravilhoso! Esse é o tipo de Pai que temos no céu, um Deus que lança nosso pecado tão longe quanto o Leste dista do Oeste, que lança nossos pecados no fundo do oceano, que nos perdoa completamente!

E isso é muito importante porque muitas vezes Satanás joga suas mentiras em nós: "você é indigno de liderar essas pessoas", "você tem mesmo certeza que Deus te perdoou por isso?" - e ele lança nossos erros na nossa face. Mas eu posso abrir minha bíblia e dizer: "Você é um mentiroso! Eu sou filho!"

Então eu quero que você saia daqui hoje com a certeza do perdão de Deus. Não importa o que você tenha feito até agora, nada é tão ruim que Deus não esteja disposto e não seja capaz de perdoá-lo. Nós vamos ficar em silêncio agora. E eu quero que você medite nessas coisas diante de Deus nesse momento. Baixe sua cabeça, feche seus olhos. Confesse a Deus suas falhas e receba o Seu perdão. E se alguém aqui ainda assim se sentir culpado, como eu por anos me senti, mesmo sendo um pastor, eu quero que você fique de pé e um dos seus irmãos ou irmãs que estão aqui, porque somos todos parte da grande família de Deus, vai chegar perto de você e orar pela sua vida, pedindo a Deus que Ele faça você sentir o Seu perdão assim como eles próprios sentiram, e que, através desse esse gesto, você se sinta aceito não só por nós, mas pelo próprio Deus.

------------------pausa na pregação-------------------

Então algumas pessoas ficaram de pé e algumas das que estavam sentadas chegavam perto dessas pessoas e faziam como foi pedido... no final desse período, que se transformou em um período de oração tb, o Chris Tomlin voltou e começou a tocar Mighty to Save (Poder pra Salvar) novamente (se não me engano). Enquanto essa ( e talvez mais uma outra) música era tocada, algumas pessoas continuaram orando, outras se ajoelharam e continuaram orando individualmente.

No final desse momento o Francis voltou e disse que foi uma visão bonita ver tantas pessoas orando uns pelos outros, a família de Deus se apoiando mutuamente. Então ele terminou a pregação

------------------continuação da pregação-------------------

Eu só queria dizer mais uma coisa: chamar sua atenção pro final da passagem que lemos. O pai manda que se faça uma festa. Porque, veja só, eu não sei você, mas minha atitude quando eu era mais jovem, quando eu errava com Deus, era sair por aí andando, me sentindo mal comigo mesmo, me culpando, me afundando cada vez mais. Então eu ficava triste, mas eu não me alegrava depois. Eu achava que era bom eu permanecer triste o máximo que eu pudesse, porque isso mostrava pra Deus o quanto eu estava me sentindo mal por ter feito aquela besteira. Mas, veja, a tristeza deve levar à alegria! A tristeza do nosso erro, depois que recebemos o perdão de Deus, deve dar lugar à alegria, porque o pai mandou que fosse feita uma festa e que todos se alegrassem com a volta do filho - e Deus está fazendo uma festa no céu e nós podemos nos alegrar porque somos seus filhos e filhas e não mais escravos [do pecado]!

------------------fim da pregação-------------------

Então ele orou encerrando a pregação. Depois o Louie chamou o Francis de volta, chamou o David Crowder e banda e o Chris Tomlim e banda e todos ficaram no palco.

Ele pediu pra que todos os estudantes ali que tinham sentido que Deus havia de fato falado com eles e que se sentiam chamados por Deus pra fazer a diferença no mundo levando o nome de Jesus onde estivessem, que estavam decididos a viver para a glória e o renome de Deus, que levantassem a mão, pois eles iriam orar por essas pessoas.

Depois ele falou que o Passion acredita muito na arte e valoriza os artistas. Então ele foi perguntando se havia ali músicos, líderes de louvor, membros de ministérios de dança, pintores, escultores, designers, compositores etc e no final um deles (acho que foi o Chris) orou por essas pessoas para que usassem seus dons para a glória de Deus, para torná-Lo cada vez mais famoso em toda a terra.

Também oraram pelos pastores que estavam lá.

Aí o Louie disse que os jovens que estavam ali, mas não se sentiam chamados para ser pastores ou pregadores não deviam pensar que Deus os usaria menos por causa disso. Que era até possível que Deus os usaria ainda mais - porque o mundo está precisando mais de profissionais que realmente amem e vivam para Deus em suas áreas de trabalho para transformar em nome dEle a cidade e o país em que vivem do que de mais pastores e pregadores.
Então o tradutor-intérprete (houve 3 deles) que fez a interpretação da tarde e da noite de sábado orou pelos universitários em geral que estavam ali, para que pudessem ser luz no mundo, que fossem pessoas honestas em qualquer área em que viessem a se dedicar profissionalmente, inclusive na política, e que o Brasil pudesse, assim, enxergar a diferença e o poder de Cristo.



Bom, aí o Louie explicou que, no Passion, estudante ajuda estudante e estudante ora por estudante. Por isso, os jovens do EUA contribuíram financeiramente e em oração pra que o Passion pudesse fazer a turnê mundial a um preço muito baixo ou mesmo de graça e pudesse ajudar a despertar jovens do mundo todo. Em um ano e meio, esses estudantes universitários, que não são ricos, mas quiseram contribuir, arrecadaram 1 milhão e meio de dólares, que foram investidos no tour mundial.

A primeira parada foi em Kyev na Ucrânia. Os estudantes universitários de Kyev oraram e ofertaram pelos estudantes de Estocolmo, na Suécia, que foi a segunda parada. Na semana passada [em relação ao dia 24/05], os estudantes de Estocolmo, no final da conferência, viraram seus "braceletes" e se comprometeram a passar a semana orando pelo Passion São Paulo. E aqueles estudantes pobres, juntos, levantaram uma oferta para o Passion Sao Paulo: eles ofertaram 55 mil dólares na moeda deles [ou algo assim]. Era então a vez dos jovens de São Paulo fazerem alguma coisa pela próxima cidade, Kampala, que fica na Uganda, continente africano:

- A primeira coisa era, assim que acabasse a conferência, virar a "pulseira" que usamos escrita "Passion São Paulo" (e que servia de "passaporte de entrada") do avesso para se lembrar de orar pelo Passion Kampala (no verso estava escrito "Passion Kampala, 30-31 may 2008, 268generation. com") - mas apenas se realmente fôssemos nos comprometer com isso, porque ele [o Louie] queria poder dizer (sem correr o risco de mentir) naquele momento em que ele estivesse falando para os estudantes de Kampala que os estudantes do Brasil estavam orando por eles (assim como ele havia pedido para os estudantes de Estocolmo orarem pelos estudantes brasileiros) .

A outra oportunidade de "fazer algo agora" por Kampala era contribuir financeiramente com qualquer quantia, mas somente se fosse pelos seguinte motivos:
- porque você pode
- porque você quer abençoar aquelas vidas em Kampala

Todo o valor arrecadado seria destinado totalmente para Kampala, nada ficaria com o Passion. Lá em Kampala, Uganda, o evento seria totalmente de graça, no campo de futebol de uma universidade.

Então alguns voluntários se posicionaram pelo Via Funchal com caixas e as pessoas que quiseram puderam ofertar.

Depois o Chris Tomlin dirigiu mais um período de louvor com várias músicas.

Apesar de todos terem acordado cedo pra estar lá, alguns terem viajado de outros estados do Brasil e tal, todos estavam muito empolgados.. . inclusive o Louie à tarde tinha feito uma brincadeira dizendo que ia ter vigília até as 4h da manhã, e o pessoal topou (ele achou engraçado porque em todo lugar que ele fala isso as pessoas reagem "ah, isso é brincadeira", mas no Brasil as pessoas aceitam e reagem com "vamos lá, é isso aí!").

Teve uma hora em que o pessoal começou a cantar por conta própria uma das músicas mais tocadas lá (acabou virando meio que a música tema dos momentos mais agitados), a Sing Sing Sing:




(Inclusive esse vídeo foi pra página oficial do Passion no My Space. O vídeo tem uns 40 segundos... mostra que o Chris ia tocar uma outra música, mas o "público" se adiantou e começou a cantar Sing Sing Sing e ele aceitou a "intimação" e mudou de instrumento... engraçada a reação de surpresa dele, rsrs).

Depois de várias músicas o Louie voltou com o resultado da arrecadação. Ele estava muito contente e perguntou se nós achávamos que éramos estudantes pobres. Ele estava surpreso com o resultado das ofertas. Foram arrecadados... 100 reais!


Brincadeira. Ele disse que não esperava esse valor, que mesmo os voluntários tinham ficado surpresos com o total e que ele estava muito feliz porque poderia dizer pros estudantes de Kampala que os estudantes do Brasil, mesmo sendo "pobres", ofertaram 24 mil reais por eles.

O pessoal ficou muito feliz, todos começaram a gritar "Kampala! Kampala!" - rsrs, foi legal. Daí oramos mais uma vez pelos estudantes do Brasil inteiro, pra que fizessem a diferença em suas faculdades, em seu ambiente de trabalho, em sua família; oramos por Kampala e cantamos mais músicas com o Chris.

Uma hora, uma boa parte do pessoal começou a gritar "Indescribable, Indescribable" [Indescritível], que é o nome de uma das músicas do Chris Tomlin, (acho que ele não tinha planejado cantar essa, mas acabou aceitando o pedido).

Tem o vídeo (postado no You Tube por paulocwt) aqui:



(Repare que o pessoal que estava filmando esse vídeo estava super empolgado cantando, eles foram alguns dos que começaram a gritar o nome da música pro Chris cantar, hehe).


Tem também uma gravação da última música, que foi a Sing Sing Sing de novo (se deixasse o pessoal continuava a noite toda lá). Nesse vídeo (postado no You Tube por alinefassina), depois que acaba a música, todo o pessoal fica gritando "Kampala! Kampala!" por vinte segundos, rsr:




Depois disso acabou a conferência, cada um foi pra sua casa... meio que "espupefatos", querendo achar palavras pra descrever o que tinha sido tudo aquilo...!

Meus comentários finais sobre o Passion São Paulo na próxima postagem!

Até mais!
Rodrigo

7 comentários:

bell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bell disse...

nossa, Rodrigo!!

valeu mesmo por compartilhar esses relatos conosco!

eu fiz um video da parte que a David Crowder* Band tocou Undignified
foi depois da ministração do Francis, e dá pra ver a empolgação da galera lá da frente!

http://www.youtube.com/watch?v=q0PDGwdEODs

[]'s

gail disse...

Rodrigo did anyone else tell you that 2+6+8 prayer points is for the268generation! A bit quirky,eh?
Gail, Australia

Wellington Albertini disse...

ahhh que saudades desses dias...
foi muito linda essa pregação também! momentos de grande comunhão com Deus!

ps: eu estava no meio da turminha que começou da pedir Indescribable! ^^
foi ZENZAZIONAL esse momento!! rsrs

Anônimo disse...

rodrigo nao fui no passion...mas so pelo q li pude entender melhor aldgumas coisas...para glorificar a Deus e faze-lo famoso co minha s atitude e a graça....olha foi fantastico!!!!!! noa tenho palavras...conhecia a hostoria da Asley, mas agora entendi como mesmo ela morta tem feito a diferença para mtos de nós....obrigadaaaaaaaa!!!!taty

Wellington Albertini disse...

como é bom poder voltar aqui e relembrar com mais detalhes como foram maravilhosos e abençoados aqueles momentos!

saudades ABESURDAS!

Lady Araujo disse...

hehe Concordo com vc Wellington, hoje é um dia especial pra mim.