quarta-feira, 18 de junho de 2008

Relatos do Passion - parte 4

No sábado, dia 24/05, os portões abriram às 09:15 da manhã.
Já falei que os voluntários estavam super motivados, eles faziam questão de dar bom dia pra todo mundo, mas não aquela coisa forçada... dava pra ver que eles estavam mesmo felizes por estar ali... isso me impressionou bastante.

Aproximadamente às 10h, como programado, começou a parte 2 da conferência.
Quem dirigiu o louvor dessa vez foi o David Crowder e banda (o cara é muito maluco ... rsrs... e até que conseguiu se comunicar com o pessoal com várias frases em português).
Mais um momento de oração em trios e chegou o momento da pregação.
A segunda pregação foi por conta do Francis Chan, um americano com ascendência chinesa. Não consegui fazer tantas anotações como nas palestras do Louie Giglio, mas espero que dê pra passar alguma coisa.

A maioria das minhas anotações são referentes à parte final da mensagem, que foi o que realmente me chamou a atenção, então o começo eu meio que puxei da memória... espero que não tenha nada muito errado, e que esteja mais ou menos na ordem... rsr. Comentários pessoais meus entre [colchetes].
Atenção: só para deixar bem claro novamente, o que se segue é uma tentativa de "reconstrução" da mensagem baseada em minhas anotações e no desenvolvimento destas baseado na minha memória (eu escrevi o texto da mensagem nos dias seguinte ao Passion, pra não esquecer). De maneira alguma isso é uma transcrição da pregação e pode até conter algum erro ou alguma coisa que não foi falada. Tentei ser o mais fiel possível.
(Não se esqueça de orar a Deus antes de ler tudo isso... que Ele possa usar essas anotações para falar com você também, da mesma forma como usou a pregação para falar no Passion)
------------------início da pregação-------------------
Pregação 2

[Foi baseada no texto de Apocalipse 4. O Francis Chan foi lendo à medida que foi desenvolvendo a mensagem.
Ele comentou que ele estava no mezanino no dia anterior acompanhando tudo o que acontecia e disse que ficou impressionado com o que o pessoal fez com as palmas (era uma seqüência ritmada de palmas seguida do grito "Jesus!" - acho que tem no podcast, hehe). Disse que gostava de ouvir o nome de Jesus em qualquer língua que fosse, que tinha algo de especial.]

E isso é maravilhoso, que ao redor do mundo todo, com as diferentes línguas e diferentes culturas, todas elas podem se unir ao redor do nome de Jesus e adorar a Deus, porque todos foram alcançados pela mesma graça, pelo mesmo poder. E isso me deixa louco, é uma coisa maravilhosa poder estar na presença de Deus adorando com pessoas de diferentes culturas e línguas, mas todos voltados para o mesmo Deus.
Quero ler uma passagem que fala de um homem chamado João. Deus o chamou e permitiu que ele tivesse um vislumbre do céu. E eu fico imaginando como seria se Deus mandasse o teto do Via Funchal pelos ares agora, abrisse uma fresta no céu e chamasse você para dar uma espiada... o que você veria?

"Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas”. Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém."

Então, João está no céu e a primeira coisa que ele vê é um trono.
Eu cresci em uma família cristã, eu era envolvido na igreja e tudo mais. Mas quando eu chegava em casa, minhas orações eram muito casuais, comuns. Quero dizer, eu não sabia bem o que imaginar, com quem eu estava falando. E por isso minhas orações eram meio 'desleixadas'. Eu simplesmente me jogava na cama e começava a falar de qualquer jeito, sem saber direito com quem eu estava falando. Mas quando eu comecei a conhecer mais a Deus, e isso foi especialmente nos meus momentos sozinhos com Deus estudando a Sua Palavra, eu fui compreendendo mais a grandiosidade desse Deus e minhas orações começaram a fazer mais sentido pra mim - eu sabia com quem eu estava falando, e o fato de saber isso trouxe uma nova perspectiva pra esse momento quando eu orava ali sozinho no meu quarto. E a imagem desse trono de Deus me ajudou um pouco nesse sentido.

João viu um grande trono bem no meio do céu. E como era esse trono, quem estava assentado nele?

"Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal."

Então, imagine essa cena, um grande trono no meio do céu e aquele que estava assentado nesse trono brilhava como jaspe e sardônio. O Jaspe é uma pedra translúcida, então imagine algo como um diamante. E o sardônio é avermelhado, então, pense em algo como um Rubi [pode ser que seja o inverso, mas a idéia é essa]. Então saíam raios de luz como diamante e rubi desse trono, e um arco-íris como uma esmeralda circundava o trono. Desse trono também saíam relâmpagos e trovões, tente imaginar toda essa cena. E havia fogo ao redor do trono. Então imagine isso, o brilho de diamante, rubi, esmeralda, e fogo e raios e trovões saindo do trono.
E havia algo como um mar de cristal na frente do trono, e ao redor do trono havia quatro seres. Veja só a descrição que João faz desses seres.
"No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. O primeiro ser parecia um leão, o segundo parecia um boi, o terceiro tinha rosto como de homem, o quarto parecia uma águia em vôo. Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas."
Você consegue imaginar uma coisa assim? Não é a coisa mais estranha? Não só o fato de eles terem 6 asas, mas por serem cheios de olhos espalhados pelo corpo. O que será que João sentiu quando viu essa cena? O que você faria se um desses seres, se esse leão enorme voando ao redor desse trono imenso cheio de trovões e raios - se esse leão com seis asas e cheio de olhos espalhados pelo corpo - encarasse você de frente? Você gritaria? Desmaiaria? Eu acho que eu desmaiaria.

Mas o mais impressionante é o que esses seres estavam gritando. Eles estavam voando ao redor do trono e é isso o que João diz que eles anunciavam sem parar:

"Dia e noite repetem sem cessar:
“Santo, santo, santo
é o Senhor, o Deus todo-poderoso,
que era, que é e que há de vir”. "

Esses seres tão fenomenais, cheios de olhos por todo o corpo, tinham sua atenção totalmente voltada para aquele que estava assentado no trono, e não paravam de exaltar esse Deus, clamando 'Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, aquele que era e que é e que há de vir'!!

Mas o mais fenomenal de tudo é que esse Deus, que tem toda essa majestade ao seu redor, que é tão grande... ainda assim escolhe dar atenção... pra mim! Ouvir o que eu tenho a dizer! Eu! Esse eu tão pequeno e cheio de falhas!

Então quando eu compreendi a grandeza de Deus e quem eu era diante dEle, minhas orações começaram a ter uma outra dimensão. Eu comecei a estudar mais a Palavra de Deus e quis conhecer mais e mais desse Deus. Em um momento da minha vida eu decidi fazer uma viagem pra ficar a sós com Deus, poder meditar na Sua palavra e orar. E uma passagem que me marcou muito nessa viagem está em Jeremias 1 [versículos 4 e 5]:

"Antes de formá-lo no ventre eu o conheci;
antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações
".

Essas palavras de Deus à Jeremias mostram que Deus pensou em nós antes mesmo de nós nascermos. E isso é muito importante porque muitas vezes o mundo quer nos convencer de que somos um acidente. E isso é particularmente significativo pra mim porque minha mãe morreu quando eu nasci. Ela morreu durante o trabalho de parto. Ela era cristã e quando, no quinto mês de gravidez, os médicos disseram que ela devia fazer um aborto, que era uma gravidez de alto risco para ela, ela se recusou e disse: "Não. Vamos deixar Deus decidir quem vive e quem morre".

Então, quando eu estava sendo formado no ventre de minha mãe, Deus já me conhecia, ele sabia o que iria acontecer... e eu não era um acidente. Não era como se eu tivesse nascido e Deus lá de cima olhasse e dissesse: "ops, mais uma criança chinesa... e agora, o que eu vou fazer com esse daqui? Eu já tenho 6 bilhões desses na Terra!!".
Não, eu fui criado com um propósito, não sou um acidente. Deus pensou em todos os detalhes acerca de mim antes de eu nascer, ele me formou com um propósito.
Meu pai se casou de novo, e quando eu tinha 6 anos [acho que era essa idade] minha madrasta morreu num acidente de carro [acho que foi num acidente].
Então meu pai se casou de novo, e alguns anos depois minha madrasta morreu de câncer [acho que foi essa a causa].
Alguns anos depois, meu pai também morreu.
Meus parentes mais próximos fora desse círculo familiar eram meu tio e minha tia, que moravam perto de nossa casa. Quando eu tinha 16 anos, um dia eu voltei da escola e descobri que meu tio havia matado minha tia e depois havia se suicidado.
Então, aos 16 anos eu já tinha aprendido que a vida é curta. E por isso eu precisava saber o que aconteceria quando chegasse a minha vez de estar do lado de lá. Eu sabia que podia ser a qualquer instante. E eu estava sempre tentando entender o que eu ia encontrar. Por isso eu comecei a estudar bíblia e buscar as respostas. E encontrei a graça de Deus, como ouvimos ontem.

Mas um dia eu tive um sonho... quantos aqui já sonharam que morreram?
[algumas pessoas levantaram as mãos]
Ah, que bom que eu não estou sozinho nessa. [risos na "platéia"]
Eu não sei como foi com vocês, mas eu estava diante do trono de Deus e eu fiquei com muito medo, por isso eu não levantava a cabeça, ficava ajoelhado com o rosto no chão. Eu sabia do perdão de Deus e tudo mais, mas eu estava com medo ali porque, afinal, eu estava diante do Deus Todo-Poderoso.

Aí chegou aquele momento no sonho em que às vezes você está sonhando e você está numa situação muito ruim e não sabe mais o que fazer. E aí vem aquela idéia: "espera aí... será que eu estou sonhando?", sabe?
[risos de acordo na "platéia"]
Então eu comecei a pensar: "eu acho que eu estou sonhando! Mas e se eu não estiver sonhando?" E depois de me debater com essa questão por alguns instantes eu decidi que eu ia contar até três e levantar a cabeça e abrir os olhos. Então era isso... se eu estivesse sonhando eu ia acordar, mas se eu tivesse mesmo morrido eu ia ver Deus - e eu me lembrei que uma vez Moisés pediu pra ver a face de Deus e Deus disse que nenhum homem poderia ver Sua face e viver, e isso me deixou com mais medo ainda. Mas eu comecei a contar... 1...2...3 e morrendo de medo levantei a cabeça e abri os olhos e... Eu vi que eu estava no meu quarto, literalmente ajoelhado em cima da cama, com a cara no travesseiro. Que sensação de alívio!

[risos na "platéia"]

Mas, sabe, um dia vamos estar diante do trono de Deus de verdade. Um dia não vai ser um sonho e eu realmente vou estar diante da majestade e do poder de Deus.
E eu fico pensando o que Deus vai me dizer naquele dia. Eu quero que você pense nisso, você diante do trono de Deus. E eu fico pensando como seria bom se eu estivesse ali e o que eu ouvisse Deus dizer fosse: "Muito bem!","Bom trabalho!".

Você não é um acidente, você não nasceu por acaso. Deus pensou em você quando o criou. Deus fez você com um propósito, com uma missão, não por acaso. Ele acredita no seu potencial, ele formou você de uma maneira maravilhosa, ele o conhecia quando você ainda estava no ventre de sua mãe! Quando eu penso nisso tudo eu só desejo poder ouvir isso de Deus naquele dia: "Bom trabalho, meu filho!".

E você?
EXISTE ALGUMA COISA, QUALQUER COISA, QUE VOCÊ QUEIRA MAIS DO QUE OUVIR ISSO?
------------------ fim da pregação 2 -------------------
No final dessa mensagem do Francis, ele pediu pra ficarmos em silêncio e nos imaginarmos diante do trono de Deus, sabendo que temos acesso a Ele pela graça... e aquela multidão de jovens ficou no mais absoluto silêncio... (fora alguns choros, hehe). Pensando agora, foi legal o contraste entre a barulheira (santa, rsrs) no meio dos louvores e ali aquele silêncio todo... e Deus falando tanto no silêncio como nas músicas.
Na seqüência, mais louvor com David Crowder e banda.

Depois tivemos as instruções para o almoço (ganhamos uma bandeja com lanche baguete, 2 bolos, 1 caixa de suco, 1 maçã, um copo de água e um club social, rsrs): fizemos um pic-nic ao ar livre na calçada ao redor do Via Funchal, rsrs.

Bom, estou sem tempo agora de procurar vídeos de algumas músicas do David Crowder pra que vocês, que não foram, possam conhecer... mas quando eu tiver um tempo eu faço isso e atualizo, ok? rsr
Até a próxima!
Rodrigo

Um comentário:

Wellington Albertini disse...

Essa mensagem do Francis foi linda demais também! O testemunho dele, tanta coisa ruim na vida dele, e ele encontrou refúgio de tudo aquilo na graça de Deus! maravilhoso!
Só uma coisinha...quando ele falou sobre a passagem de Jeremias...que Deus nos conhece desde o ventre...ele fez uma piadinha com a China: "Deus olhou e falou: woww, mais um bebe chinês!! o que eu vou fazer como este já que já existem mais de 1 bilhão iguais a ele?" heheh [quando ele nasceu a população da China deveria estar perto de 2 bilhões ainda]
E o momento de silêncio no final da mensagem foi algo marcante demais! Silêncio completo e absoluto...que só foi cortado pelo choro de alguns jovens! Foi lindo demais! E logo depois do silência completo o Chris Tomlin entrou contando o refrão de Here I Am To Worship *.* ...foi impactante!

mais uma vez...valeu Rodrigo!
o/