sexta-feira, 20 de junho de 2008

Relatos do Passion - parte 5

Essa parte tem a pregação que, pra mim pelo menos, foi a melhor. Então eu recomendo com muita ênfase... rsrs.

***

Depois do almoço, os portões abriram às 13:15 e às 14h começou a parte 3.

O louvor foi dirigido pelo Chris Tomlin e banda novamente.

Dentre muitas músicas muito boas, uma delas foi "How Great is Our God". Estou destacando essa porque ela é mencionada na mensagem.

- Um vídeo - postado no You Tube por Tri45a - com um trecho deessa música, inclusive o Chris cantando o refrão em português:





Letra (ponte e refrão):
Name above all names
(you are) worthy of all praise
my heart will sing how great is our God

How great is our God
Sing with me
How great is our God
and all will see how great
how great is our God

Tradução:
Nome acima de todo nome
(Tu és) digno de todo o louvor
meu coração cantará quão grande é o nosso Deus

Quão grande é o nosso Deus
Cante comigo
Quão grande é o nosso Deus
e todos verão quão grande
quão grande é o nosso Deus


Uma outra música que também é mencionada na pregação é a "Uncreated One".

O refrão diz:
O great God be glorified!
Our lives laid down
yours magnified!
O great God be lifted high!
There is none like You.

Tradução:
Oh, grande Deus, seja glorificado!
Nossas vidas deixamos de lado
para magnificar a Tua!
Oh, grande Deus, seja exaltado!
Não existe outro igual a Ti.

Depois da pregação ela foi cantada de novo e tem um trechinho dessa ocasião nesse vídeo postado no you Tube por paulocwt (os sons de fundo correspondem com bastante fidelidade ao clima geral no ambiente depois da pregação):



Pra quem quiser ouvir a música inteira, a letra é bem legal: http://www.youtube.com/watch?v=ZdRNHCNLdps (mas o vídeo não é do Pasion São Paulo).


A terceira pregação do Passion ficou por conta do Louie Giglio novamente (ele falou na sexta à noite). Essa foi a que eu fiz mais anotações! Mas...

...Atenção: o que se segue é uma tentativa de "reconstrução" da mensagem baseada em minhas anotações e no desenvolvimento destas baseado na minha memória (eu escrevi o texto da mensagem nos dias seguinte ao Passion, pra não esquecer). De maneira alguma isso é uma transcrição da pregação (já que eu não a gravei) e pode até conter algum erro ou alguma coisa que não foi falada. Tentei ser o mais fiel possível. Meus comentários pessoais estão entre [colchetes].

Acredito que você não está aqui por acaso! Não se esqueça de orar pedindo a Deus sabedoria para entender o propósito dEle! Que o Senhor abençoe a sua vida e o seu entendimento ao ler essa mensagem... meu desejo e oração é que Deus use esse texto pra abrir o seu coração - assim como Ele usou a mensagem ali no Passion para transformar o meu (e de muitos outros).

------------------início da pregação-------------------

Pregação 3


Uau! Em todo lugar que vamos, quando chega em algumas partes dessas músicas, é incrível como as pessoas cantam com tudo o que têm, como na Amazing Grace - My Chains Are Gone que cantamos ontem e nas músicas How great is Our God e Uncreated One, que cantamos agora há pouco.

Mas, como o mundo vai ver "quão grande é o nosso Deus" (how great is our God)? Cantamos que o mundo vai ver quão grande Ele é, mas como isso vai acontecer? Alguém tem alguma idéia?


... Alguém?

Através de nós! Nós somos o Seu plano para mostrar ao mundo quão grande Ele é.
E a idéia disso é que quando o mundo passar um dia conosco, ou seja, se eles passarem um dia inteiro conosco, que no final do dia eles sejam capazes de dizer: "Uau! Deus é grande!!!!"

Com o que você tem estado ocupado na sua vida?

O plano de Deus: "Eu vou resgatar e consertar você. Você vive comigo a cada dia, você Me respira a cada dia. E você vai mostrar ao mundo quão grande Eu sou."

Nós cantamos "Holy Uncreated One", e no final cantamos "there is none like You" (não há ninguém como Você). ---- Você acredita nisso? Não teologicamente, mas no seu coração? Que não há ninguém como Jesus?

- Que ninguém te ama como Jesus.
- Que ninguém preenche o seu coração como Jesus preenche.
- ninguém fica com você como Jesus fica.
- ninguém veio na sua bagunça e sujeira como Jesus veio.
- Não há ninguém em quem você possa confiar mais do que em Jesus
- Ninguém é mais lindo que Jesus

-----E por isso você "se apaixona" por Ele.
E se isso é mesmo verdade - então eu vou dar a minha vida pra Ele. Por quê?

- Por que eu tenho que fazer isso? ...
...Por que o pregador disse? ...
... Por que é isso o que os crentes fazem?
... NÃO! PORQUE NÃO HÁ NINGUÉM NA MINHA VIDA COMO ELE!

Porque o cristianismo não é sobre "fazer algo". É sobre "achar Alguém que é maravilhoso" .

Pra que serve a sua vida? Existem 20 milhões de pessoas nessa cidade [São Paulo]. A sua vida é pra quê?

Você nasce, cresce, vai pra escola, vai pra faculdade, se forma, consegue um emprego legal, se casa, consegue ajuntar algum dinheiro, ou seja, você faz algumas coisas - e aí você morre. E eu sei que falar isso pra vocês agora é muito difícil porque pra vocês esse momento parece estar a quilômetros de distância. Mas é tudo muito rápido... tudo acontece muito rápido, acredite em mim.


Em um momento você está pensando "o que eu vou fazer com a minha vida?" - e daí já acabou!!! Já passou!!! Acredite, tudo acontece rápido assim [estalando os dedos].

Claro que você pode fazer tudo aquilo... você pode se formar - e alguns de vocês provavelmente já estão na faculdade há tempo demais a essa altura -; você pode se casar - porque, louvado seja Deus, você vai encontrar alguém; e tudo o mais... mas tem que ter alguma coisa a mais. A sua vida tem que contar pra alguma coisa.

Eu acredito que uma coisa é mais importante.


Muitas coisas são importantes. Seu emprego, fazer o seu melhor no seu emprego e na escola, mudar a nação com o seu diploma, a sua família, enfim, tudo isso é importante.

Existem muitas coisas importantes, mas uma coisa é mais importante. É a glória de Deus. Isso está em todas as páginas da Bíblia - porque ele merece glória! !!

Na carta de Paulo aos Filipenses, nós lemos que Deus exaltou Jesus à mais alta posição e, como cantamos, lhe deu o nome acima de todo nome, para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor - e nessa altura a maioria dos cristãos já está dizendo "amém!", "é isso mesmo", "sim!"... mas o versículo não termina aí. Tem algo mais. O que é? Ao nome de Jesus todo joelho deve se dobrar e toda língua confessar que ele é o Senhor - "para a glória de Deus Pai!". Por que Jesus é o Senhor? Para mostrar quão grande Deus é.

Então tudo existe para a glória de Deus.

A cruz é para a glória de Deus.

A criação é para a glória de Deus.

A Igreja existe para a glória de Deus.

Eu mesmo existo para a glória de Deus.


Desde o ventre da minha mãe Deus me conhecia, como ouvimos de manhã com o Francis. Ele me formou com um propósito - e esse propósito é a Sua glória.

Quando eu entrego minha vida e tudo o que sou e tudo o que tenho --- então minha vida é para a glória de Deus!

O Apocalipse nos diz:

"Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz:

“Digno é o Cordeiro
que foi morto
de receber poder, riqueza, sabedoria, força,
honra, glória e louvor!”

Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam:

“Àquele que está assentado
no trono
e ao Cordeiro
sejam o louvor, a honra,
a glória e o poder,
para todo o sempre!”


Por que tudo isso?!

Porque Ele criou todas as coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Porque Ele resgatou todas as coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!
A quem mais vamos glorificar??!!

Quando eu entendo isso, no momento em que eu entendo isso, então eu quero que a minha pequena vida de 5 segundos (diante do que é a eternidade) faça uma diferença.

Quando chegar esse dia em que Deus é exaltado no meio do céu [Apocalipse], eu quero estar lá e poder comemorar e dizer: Sim, foi pra isso que eu dei a minha vida!!!!!!!!!!!!!

Alguns pensam que eles próprios são o centro de tudo, e não Deus:
"Deus, você pode fazer isso!
Isso não! Não, não.
Não!
Ah, isso sim.
Desse jeito mesmo.
Não, assim não.
Ah, sim, agora sim.
Tá ok. Eu volto quando eu precisar de mais alguma coisa.
Não, Deus, não mexe nisso.
Deus, não! Isso não!!
Não, não é assim! Espera aí, deixa eu Te mostrar como se faz."

E Deus olha tudo isso e diz: "Como é que é? Eu criei você. E o criei de um jeito maravilhoso. Eu sei como se faz. Vamos fazer do meu jeito."

Aí você me pergunta: "E se Ele me mandar pra África?"
(risadas no auditório)
Bom... eu sugiro que você vá. (risadas)
Estou ouvindo umas risadas nervosas aqui.
Se ele te mandar para a África eu sugiro que você vá... e rápido!

Por quê? Porque Ele te fez de uma maneira maravilhosa! Ele o tirou do nada que você é, da sujeira em que você estava, ele te formou...

Então, qualquer coisa que Você quiser fazer, Deus, por mim está tudo bem. Porque eu confio em Ti, e eu Te amo, e eu quero que a minha vida faça diferença.

Alguns dizem: "siga a Jesus e você terá todas as coisas que você quiser."
Bom, você deveria dizer isso pra Jesus, ou qualquer dos apóstolos. Pense em Jesus. 33 anos. Ele morreu. Mas a vida dele tornou Deus famoso.


Vocês se lembram da Ashley? Aquela estudante no último semestre da faculdade que nunca quis saber de Deus nem de Jesus, e que se converteu com a ajuda daquela colega de quarto que amava a Deus o suficiente pra ser considerada uma doida (Fruitcake) - porque queria que Deus fosse conhecido? A Christa contou pra Ashley que desde o momento em que ela se mudou pro apartamento delas, ela começou a orar pela vida da Ashley. E eu li as páginas do diário da Ashley - eu tinha permissão pra fazer isso, se lembram? E depois que ela se converteu ela me mandou um e-mail, eu respondi, ela mandou outro e me contou toda a sua história... E que isso tudo aconteceu em janeiro de 2007, certo?

Esse provavelmente foi um dos momentos mais felizes na história do Passion, todos ficamos muito empolgados com o testemunho dela.

Bom, no final de abril de 2007, três meses depois, eu recebi um outro e-mail da Ashley. Na verdade eu estava no campo Cc (com cópia), ela estava escrevendo para os pais e copiou provavelmente todas as pessoas que estavam na sua lista de endereços.

Eu gostaria de ler pra vocês esse e-mail:
[novamente, estou aqui repetindo o que me lembro, porque não fiz anotações dessa parte e esse e-mail não está disponível na net]

" ****** (linguagem imprópria em letras maiúsculas), eu não acredito que a faculdade está prestes a acabar." - e aqui alguns irmãozinhos mais puros vão reclamar da linguagem dela, mas, por favor, ela só tem três meses de convertida.. . alguns de nós têm anos de conversão e ainda falam essas coisas às vezes... então vamos dar um desconto, ok?

"É isso! Em algumas semanas eu vou receber o meu diploma e vou embora daqui, voltar pra casa para o meu primeiro emprego de verdade. Uau! Algumas pessoas me dizem que eu estou diferente e é verdade! E eu quero que todos saibam que, pela primeira vez nos meus 22 anos de vida eu sou uma pessoa COMPLETA e eu agradeço muito minha querida amiga Christa, o sr. Louie Giglio e todo o pessoal do grupo de estudo bíblico por isso.
Só mais algumas semanas... eu mal posso esperar!!
"

Ela estava empolgada com a nova vida que ela havia encontrado em Jesus, ela dizia isso a todo tempo, os seus amigos notaram a diferença e não a reconheciam mais. Ali estava a Ashley, caminhando com o Senhor há 3 meses, pronta para se formar, mal podendo aguardar o momento dali a algumas semanas em que ela ia receber o seu diploma e ter uma vida toda com Jesus pela frente.

Mas a Ashley não pôde comparecer a sua formatura.

Uma semana depois desse e-mail da Ashley chegou um outro, da sua mãe. Eu vou ler pra vocês esse e-mail:

[esse sim está na íntegra porque está disponível online]

"Prezado Sr. Giglio,

É com o coração pesado que eu lhe envio este e-mail. Minha filha é a Ashley, ela lhe escreveu um e-mail que foi para o seu blog e o seu podcast Bem, hoje, dia 3 de maio, às 4 da tarde, nós fizemos o sepultamento da Ashley. Ela foi morta em um acidente de carro tarde da noite no domingo. Ela perdeu o controle do carro e bateu em um poste de luz. Ela foi o único carro envolvido no acidente e sofreu uma hemorragia interna grave. Ela morreu nos braços do meu marido no hospital como conseqüência de uma hemorragia interna impossível de ser contida. Mas eu tenho a esperança de ver a minha filha novamente. Eu tenho essa esperança depois de anos orando por ela e vendo-a viver um estilo de vida na faculdade que é tido como "a típica vida de faculdade". No último semestre da sua carreira acadêmica eu vi uma mulher, não uma garota universitária, a respeito de quem eu nunca senti tanto orgulho como agora por chamar de minha filha. Eu posso pontuar os agradecimentos a você e ao Chris Tomlin, ao David Crowder, ao Matt Redman e a todos os demais envolvidos nas suas conferências Passion. A Ashley se apaixonou pelo nosso Salvador nos últimos cinco meses da vida dela. Ela estava tão entusiasmada com a formatura essa semana e com a mudança para a Califórnia para trabalhar no seu primeiro emprego de verdade. Ela tinha uma vida pela frente. Eu sinto falta da minha princesa linda mais do que tudo nesse mundo.Mas eu achei que você devia saber que ela ouviu todas as pregações suas que ela conseguia encontrar e que ela leu o seu livro "I am not but I know I Am" e ela estava tão empolgada com Deus e com a nova fé que ela havia recém descoberto. Palavras somente não podem agradecê-lo o suficiente. Pode ser que eu nunca o encontre aqui na terra, mas eu sei que algum dia eu vou poder conhecê-lo e lhe dar um abraço no Céu, mas somente depois que a Ash o fizer. Muito obrigado por orar pela minha menina e pelo apoio a ela enquanto ela estava começando sua nova vida. Obrigada também por ser um homem de Deus que tem paixão e amor pelos estudantes universitários.

Sua visão de compartilhar o evangelho e fazer com que os estudantes universitários fizessem o mesmo fez toda a diferença em um funeral hoje. Em vez de estarmos tristes e assustados por ela. Pudemos cantar músicas de louvor e adoração no dia de hoje. Embora eu saiba que haverá lágrimas e o meu coração esteja tão partido e eu esteja chorando enquanto digito esse e-mail, tudo isso é só porque eu não vou poder abraçá-la por muitos anos. E eu vou sentir a falta dela pelo resto da minha vida. Eu sei que eu disse obrigada muitas vezes nesse e-mail, mas porcausa de você e da Christa (a colega de quarto da Ashley) e do pessoal no Estudo Bíblico que ela estava freqüentando , ela estava mais feliz do que eu já a havia visto em muito, muito tempo. No primeiro e-mail que ela lhe enviou, ela dizia que ela tinha vida pela primeira vez em seus 22 anos, e por favor saiba que ela tinha plena convicção dessas palavras. Ela viveu os últimos meses servindo e amando e aprendendo mais sobre Cristo. Ela agora vai passar a eternidade no Céu com Ele, por isso, uma vez mais, obrigada. Eu sei que esse e-mail ficou longo e eu me questionei pelos últimos quatro dias se eu devia escrever para você ou não. Eu sei que o senhor é um homem muito ocupado, mas eu também imaginei que o senhor gostaria de saber.
A Mãe da Ashley
Anna"

Isso mexeu muito com todos nós e com todas as pessoas que haviam se alegrado com o seu testemunho alguns meses antes. Como entender uma coisa assim? Deus a salva alguns meses antes, ela descobre a vida em Cristo, de repente ela tem um acidente, a igreja se mobiliza em oração, mas nada disso adianta, porque a Deus leva pra junto de Si. E pensamos: "uma vida encurtada", e nos entristecemos. E, claro, nos entristecemos porque vamos sentir sua falta, mas eu quero ler o que diz no Salmo 138:8:

"O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!"

E em Romanos 14 [versículos 7 e 8], pessoas que entenderam isso:
"Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor, e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor."

Eu postei essa notícia no nosso blog [www.268blog. com] e muitas pessoas que antes haviam se alegrado com a conversão da Ashley postaram comentários apoiando a família, dizendo que estavam orando por eles.

A mãe dela leu os comentários, agradeceu as orações e disse que, embora fosse sempre sentir a falta da filha, ela estava surpresa e comovida por ver a quantidade de vidas que sua filha havia tocado.

Ela me mandou um outro e-mail depois dizendo que queria nos avisar que a Ashley havia morrido, mas o pai dela não. O pai da Ashley não acredita em Deus e, quando soube de toda a movimentação ao redor da história da filha, ele havia pedido o meu email [do Louie] e ela passou. E ela estava com medo do que ele poderia dizer.
Aconteceu que ele me escreveu dizendo que estava impressionado com a mudança que viu em sua filha nos últimos meses de vida dela. Nós temos trocado muitos e-mails desde então, Ele acabou se tornando um amigo especial - na verdade, não passa uma semana sem que a gente se fale por e-mail. Eu sei onde ele está, ele sabe que eu estou em São Paulo nesse instante. Ele ainda não se entregou a Cristo, mas ele também leu os comentários no blog sobre a história da Ashley e escreveu que, apesar de não acreditar no nosso Deus, o fato de tantas pessoas terem dito que estão orando por ele, pela mãe e o irmão da Ashley e o restante da sua família havia feito com que ele respeitasse "nossa religião" de um jeito que ele nunca havia respeitado antes.

... "O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!", e o Senhor cumpriu o seu propósito na vida da Ashley. Onde quer que as pessoas ficam sabendo dessa história, elas se sentem tocadas. Eu tenho certeza que ela ficaria muito feliz por saber que Deus tem usado a sua vida, ainda que tão curta, para trazer glória ao Seu nome ao redor do mundo, algo que ela nunca imaginou.

A mãe da Ashley disse que no céu nós nos encontraríamos e que ela me daria um abraço, mas somente depois que a Ashley fizesse isso. E eu imagino no céu quando, depois de termos esperado os seus familiares terem abraçado a Ashley, ela vir uma fila enorme de pessoas querendo abraçá-la também. E eu imagino a cara de surpresa dela: "como é que vocês me conhecem?!". E alguém ainda seria capaz de dizer naquele momento: "Puxa, olha, eu sinto muito que você tenha morrido tão cedo..."?

Graças a Deus ela foi salva a tempo! É comum apesar de sabermos disso, ficarmos tristes porque ela não pôde ir à sua formatura nem viver o resto da sua vida. Ficamos tristes que a sua vida tenha sido interrompida. .. mas quem disse que ela foi interrompida?! A Ashley continua viva ainda hoje, aqui mesmo, porque a sua vida continua fazendo a diferença! Seus amigos viram a diferença em sua vida, sua família viu a diferença, seu pai viu a diferença e ainda hoje em todos os lugares em que contamos essa história a sua vida faz diferença e Deus é glorificado! Deus usou a vida da Ashley para glorificar o Seu nome.



Eu quero que a minha vida conte para a glória de Deus também.

Eu não me importo como Deus vai fazer isso!!! Eu sei que isso é uma coisa grande pra se dizer... eu não me importo como Ele vai fazer isso. Pode ser de qualquer maneira, eu só quero que a minha vida conte. E quando fazemos isso, nós calamos o diabo pra sempre.


Porque o que o diabo conseguiu? A sepultura.
E nós dizemos: "morte, onde está a sua vitória? morte, onde está o seu aguilhão?". Porque Cristo triunfou sobre a morte e nada pode parar nosso Grande Deus!!

...Você tem uma vida que é como uma chama fraca de 5 segundos... como um fósforo. Sua vida não é mais do que isso. Para qual objetivo ela vai queimar?


"E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."

A intenção não é que a sua vida seja mais fácil.
Jesus disse: "tome a sua cruz e me siga!"
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo!"

Jesus não nos promete riquezas.

Não nos promete uma vida sem doenças.

Não nos promete uma vida sem dificuldades.

Ele promete que vai viver dentro de nós. "Cristo em nós, a esperança da glória!" [ref. a Col 1:27]

Ele vai pegar a nossa vida quebrada e usá-la para o seu renome.
Quando ele faz isso, a nossa pequena chama se transforma na chama dEle. A luz vai para Ele. A chama dele não fica maior! Não é como se ele dissesse "yes, eu consegui a chama do Louie, minha chama está maior agora". Não. Mas a minha chama vai para a glória dEle - a minha chama vai para a chama que NUNCA se apaga. Minha pequena vida dura e faz a diferença para sempre e sempre e sempre e sempre e sempre e sempre e sempre e sempre...

E isso não é algo que a gente tem que fazer. É A ÚNICA COISA A SE FAZER!!! É a única coisa que vale a pena fazer!!!!

Vamos fazer uma troca. Trocar nossas pequenas historinhas pela Grande História dEle.

Isso é custoso. Tem um custo. Você não pode apenas cantar essas coisas. Não basta só cantar. Você tem que assumir o custo, pagar o preço.
Todas as outras pessoas acham que você está errado. Você está num mundo em que todos acham que você está errado. Na sua cidade, na sua faculdade, muita gente acha que você está errado. Você tem que assumir o custo disso. O que você tem que responder? DEUS, VOCÊ ESTÁ CERTO.

"Sim, Senhor, andando no caminho da Tua verdade, esperamos intensamente por Ti, pois o Teu nome e a Tua fama são o desejo da nossa alma."

------------------ fim da pregação 3 -------------------

Eu não me lembro se a música do vídeo abaixo (postado no You Tube por 3llenzinha) foi cantada antes ou depois da pregação... de qualquer modo, acho que tem muito a ver também e é um dos meus favoritos. (Sem contar que é um exemplo de uma coisa legal que as bandas do Passion fazem: pegar um hino tradicional e colocar novos arranjos, às vezes acrescentando um refrão ou trecho novo.)




Até mais,
Rodrigo

4 comentários:

Wellington Albertini disse...

Sem palavras!
Meus olhos se encheram de lágrimas ao relembrar essa mensagem!
A história da Ashley realmente fez a diferença...e eu quero que a minha vida faça também!
Rodrigo...valeu demais novamente por ter feito tantas anotações! ^^

Anônimo disse...

cara! sensacional!
Deus seja louvado!
Obrigado mesmo e que Deus te abençoe grandemente e seja contigo todo o tempo!

bell disse...

Cara!!
Deus te abençoe muito por isso!!!
cada palavra, cada momento... tá tudo aqui!!!

mal posso esperar pelas outras partes!!

=D

4 His Renown!!

Unknown disse...

exatamente isso murillo,
S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L
oooooooooo saudades!!!